sexta-feira, 24 de junho de 2011

CURRÍCULO COLEÇÃO


Para falar sobre o currículo escolar, devemos perguntar: O que é currículo? Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas. Mas, currículo é muito mais do que isso, como vimos nas aulas da profª. Rita.  
Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição de currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". 
           
O currículo está permanentemente sendo construído.

Currículo-coleção é o conjunto de disciplinas ordenadas, a partir das mais teóricas para as práticas. Bernstein (1988).

Atualmente vemos que o currículo, na maioria das vezes, está sendo trabalhado em forma de coleção. Na há preocupação em criar um currículo que seja interligado com finalidades da educação e ligado com o mundo.

            Devemos unir nossas experiências do dia a dia e formar um currículo que seja totalmente voltado para o verdadeiro aprendizado do aluno. Precisamos que as políticas educacionais sejam repensadas e ajudem na formulação de um currículo mais interativo e mais dinâmico, consentindo que cada aluno perceba o conhecimento coletivo e construa o seu de maneira individual. Há também a importância da interdisciplinaridade. O conceito de interdisciplinaridade foi organizado propondo-se restabelecer um diálogo entre as diversas áreas dos conhecimentos científicos. A interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor, áreas do conhecimento. (FEREIRA in FAZENDA, 1993, p. 21-22).
         Concluindo: o nosso currículo é o currículo coleção – seriado, fragmentado...

Finalizo com o seguinte trecho:

“O mais importante e bonito do mundo é isto;
que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram
terminadas, mas que elas vão sempre mudando.
Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou”.
João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

Um comentário:

  1. Já discutimos essa temática em sala, mas volto a registrar que, aos poucos, você apreende o exercício da escrita. Muito bom!

    ResponderExcluir