sexta-feira, 24 de junho de 2011

Currículo e a Complexidade

 
 
             Complexo vem do Latim complexus, que quer dizer “aquilo que é tecido em conjunto”.
            O currículo é uma importante ferramenta no que tange às transformações educacionais e se torna uma semente para podermos plantar uma reforma do pensamento.
Para Silva (2005), currículo é lugar, espaço, território. É texto, discurso e documento. Mas, um documento que revela determinada identidade. Currículo é o documento de identidade de cada escola, revelador da complexidade de seu percurso, de suas opções teóricas, de seus objetivos, de suas metas, princípios e metodologias trabalhadas. Revela também a visão de sujeito e de mundo compartilhada por determinada comunidade educacional, o conjunto de princípios que norteia suas ações.
            Macedo (2008, p. 27), por sua vez, entende o currículo como um complexo cultural tecido por relações ideologicamente organizadas e inventadas. Como prática potente de significação, o currículo é, sobretudo, uma prática que bifurca. Ou seja, as práticas curriculares não são previamente planejadas, e de acordo com o pensamento complexo (Morin, 1996), a realidade está sempre em movimento e existe uma multiplicidade de caminhos ou de rotas incentivadas por diversas possibilidades evolutivas.
            Com base no currículo bem planejado e pensado é que as escolhas são feitas, os caminhos são traçados para o ambiente escolar.
A complexidade indica que tudo se liga a tudo e, reciprocamente, numa rede relacional e interdependente. Nada está isolado, mas sempre em relação a algo. Ao mesmo tempo em que o indivíduo é autônomo, é dependente, numa circularidade que o singulariza e distingue simultaneamente. Como o termo latino indica: “Complexus – o que é tecido junto” (MORIN, 1997, p. 44).
Devemos aprender a trabalhar com as incertezas atuais e nos comprometer para desenvolver uma aprendizagem que realmente garanta uma educação de qualidade.
            Vamos criar estratégias e assim abrir (ou seguir) novos caminhos que nos levem a criação de um currículo mais aberto e democrático. O que acham?

Um comentário:

  1. Acho que a ilustração traduz o que o seu texto diz. Acrescento que houve um avanço importante em suas reflexões.

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