domingo, 8 de maio de 2011

Resenha de artigo

Dados da obra/artigo
Autor:Ruth da Cunha Pereira
Título:Comunicações e Informações A questão do Currículo no Brasil e em Portugal: alguns comentários.
Ano de publicação:1996.
* O texto (artigo) é um trecho de trabalho apresentado como comentário no 1º Encontro Luso-Brasileiro de Educação Comparada, realizado na Universidade de Lisboa, Portugal.
1 - IDEIAS PRINCIPAIS/ARGUMENTOS FUNDAMENTAIS
- Comentários sobre a questão do Currículo no Brasil e em Portugal.
- Estudo sobre o sistema educacional.
- Reformas Educacionais expressas na legislação.
- Novos planos curriculares em Portugal.
- Apresentação do currículo nesse contexto.
- Posicionamento de todos os educadores: Parâmetros curriculares nacionais.
2 - IDEIAS SECUNDÁRIAS/ALGUNS DETALHAMENTOS
O texto (artigo) aponta sobre a oportunidade de comentários entre Brasil e Portugal sobre Educação Comparada e abaixo segue alguns detalhamentos e um breve histórico do mesmo.
Nós professores, quando entramos em sala de aula, devemos dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Também temos nossa atuação marcada pela influência de uma série de processos anteriores, mas devemos redefinir, reelaborar nosso fazer pedagógico, visto que as transformações sociais, como diz Freire: não são um fato mecânico, mas histórico, na medida em que são um fato humano.
A reflexão sobre o sistema educacional, no Brasil e em Portugal, manifesta-se como de extrema importância para se repensar as questões relacionadas à temática currículo.
Em Portugal, observamos, também, que novos planos curriculares foram elaborados tendo como princípios orientadores os que foram definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo, dentre os quais se pode ressaltar a necessidade de promoção do sucesso escolar e educativo.
O texto (artigo) ressalta que o insucesso escolar é uma contradição na escolaridade básica universal.
A escolaridade básica tem que colocar em primeiro plano a qualidade. Deverá ser feito uma a reforma curricular em relação à avaliação, com ênfase formativa, que avalie o aluno durante todo o processo de ensino-aprendizagem, atendendo assim à diversidade de ritmos e a particularidade de cada um.
3 - APRECIAÇÃO CRÍTICA (relevâncias, dúvidas, descobertas, aspectos interessantes, etc).
É um texto muito interessante e relevante porque foi o 1º encontro luso-brasileiro de educação comparada e trabalha sobre a questão do currículo no Brasil e Portugal.
Eu já conhecia as LDBs, seus objetivos e suas análises, mas como em toda leitura (estudo) nós aprendemos e descobrimos mais termos e significados importantes.
É interessante notar que, apesar de ser um texto de 1996, ele se encaixa perfeitamente nos dias atuais e seu estudo foi de grande importância para compreendermos mais sobre atos curriculares. Debatemos o mesmo em sala e a Profa. Dra. Rita nos ajudou com várias indagações e informações sobre o currículo dentro desse contexto.
Finalizo com o seguinte trecho:
Urge que repensemos o currículo como prática, fruto da responsabilidade de professores e alunos que sabem, trocam, criam e constroem quando trabalham juntos, uma vez que a educação é uma atividade prática que se efetiva mediante a interação humana. E que não esqueçamos que, são as pessoas (professores e alunos) as verdadeiras responsáveis pela qualidade.

2 comentários:

  1. O fechamento desta resenha pela abordagem da qualidade deixa o texto instigante. Muito bem!

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  2. Marcosa,
    Acho interessante como mudaram nossos pontos de vista sobre currículo. No primeiro dia de aula deveríamos ter feito um pequeno texto sobre o que é currículo. Com certeza, com a propriedade que parece estamos tendo sobre o assunto, ao lermos nosso textos inicial íamos achar graça. Parabéns pela sua exposição sobre o tema. Acho isso mesmo: Nós professores precisamos sempre redefinir, reelaborar nosso fazer pedagógico buscando sempre o nosso sonho: uma educação de qualidade.
    Parabéns!
    Abraços,
    Paullus.

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